Hernia Salvador Bahia – Dr. João Ettinger MD, PhD, Prof.

Consultas: 71 8802 3774 | 3505 3350 Youtube

A Cirurgia | Cuidados pré, per e pós-operatórios


CUIDADOS ANTES DA CIRURGIA (Pré-operatório)

Remédios – O paciente deve informar sobre as medicações que está usando, incluindo aquelas compradas sem receita médica como aspirina, pois isto pode influenciar de alguma maneira a cirurgia.
Cigarros – O ideal é que o paciente deixe de fumar antes da cirurgia de preferência após a primeira consulta, pois isto evita a tosse do fumante o que causa incômodo nos pacientes com hérnia, além de melhorar a circulação sangüínea o que ajuda na cicatrização dos tecidos após a operação.
Esforço físico – Deve-se evitar carregar objetos pesados, pois isto pode forçar a parede abdominal causar dor e até estrangulamento da hérnia.

INTERNAMENTO

Jejum – O paciente deve vir em jejum, ou seja sem comer nem beber nada desde a meia-noite do dia anterior, pois o estômago deve estar completamente vazio, pois do contrário durante a anestesia pode ocorrer aspiração do conteúdo estomacal para os pulmões causando complicações graves.
No hospital – O internamento deve ser feito no horário orientado pelo hospital no Núcleo de internamento, o paciente será então encaminhado ao seu leito e preparado para a operação, logo após enviado ao centro cirúrgico para a realização do procedimento.
Exames – Todos os exames pré-operatórios devem ser trazidos para o hospital, assim como relatórios médicos solicitados.
Acompanhantes – O ideal é que o paciente tenha sempre um acompanhante, para trazer e levar o paciente após a cirurgia e permanecer no quarto durante o internamento do paciente nos casos de quarto com direito a acompanhante, isto não é possível quando o paciente fica em leito de enfermaria.

DURANTE A CIRURGIA (Per-operatório)

No Centro Cirúrgico será administrado um sedativo ao paciente, e após isto será realizada a anestesia na sala de cirurgia que poderá ser Geral, Peridural, Raquianestesia ou  Local. Após isto será realizada a operação e depois do ato cirúrgico o paciente ficará na sala de recuperação anestésica por cerca de duas horas, de onde só sairá para o quarto após estar totalmente acordado sem que exista risco de depressão respiratória. Todo este processo poderá demorar, o que não deve ser motivo de apreensão para os acompanhantes, após a operação um membro da equipe cirúrgica conversará com a família.

APÓS A CIRURGIA (Pós-operatório)

Serão administradas medicações para aliviar a  dor. Um curativo cobrirá  o corte, e deverá ser trocado ainda no hospital e retirado após 24 horas de cirurgia. Em algumas cirurgias o paciente poderá ficar com um dreno de sucção para aspirar secreções produzidas devido ao corte nos tecidos e é retirado após a parada da drenagem.
A dor geralmente não é intensa e sim leve a moderada na maioria das vezes, isto varia muito de paciente para paciente. Em caso de dor analgésicos são utilizados.  Assim que possível o paciente deve se levantar e caminhar, no início com a ajuda de alguém. Em muitos casos os pacientes vão para casa no mesmo dia.




Hrnia Bahia © 2002 - Hernia Bahia
Dr. João Ettinger, MD, PhD, Prof.   |   CRM BA - 11.080   |   Especialista em Cirurgia Geral   |   Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo
Fé em Deus! Criado Z.W.A. Tecnologia